Projetos de Pesquisa

Apresentamos aqui um breve resumo dos projetos de pesquisa atualmente em desenvolvimento por pesquisadores do Ceres.

Juventude e Mercado de Trabalho no Brasil: Um estudo Longitudinal

Neste projeto estudamos as trajetórias dos jovens no mercado de trabalho brasileiro na última década, levando em conta o efeito das crises econômicas recentes. A partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e de uma série de outras fontes de informações, são analisadas informações sobre participação na força de trabalho, desemprego, subemprego e informalidade. Coordenador: Arnaldo Lôpo Mont’Alvão. Financiamento: Faperj

Agência, Estrutura, Desempenho Educacional e Mercado de Trabalho entre Jovens Brasileiros

Este projeto investiga como as dimensões da ação e estrutura se projetam sobre o desempenho de jovens no sistema educacional e no mercado de trabalho. Valendo-se de diversas fontes de dados (PNAD, PNAD Contínua, SAEB, Prova Brasil, etc.), investiga como desigualdades sociais se entrecruzam às orientações sócio-psicológicas dos jovens em suas trajetórias na escola e no mercado de trabalho. Coordenador: Arnaldo Lôpo Mont’Alvão Neto. Financiamento: CNPq.

Causas e Consequências das Desigualdades de Oportunidades e de Condições no Brasil

O projeto vem estudando os mecanismos de superação das desigualdades de condições e de oportunidades relacionados à escolaridade alcançada por indivíduos com origens em diferentes classes sociais, por um lado, e estudar diversas consequências das desigualdades, por outro lado. Coordenador: Carlos Antônio Costa Ribeiro. Financiamento: CNPq e FAPERJ.