Pesquisadores

Os pesquisadores do CERES são professores do Departamento de Estudos Sociais do IESP-UERJ interessados nos temas de estudo do CERES.

Arnaldo Lôpo Mont’Alvão

Arnaldo Lôpo Mont’Alvão |

Professor e pesquisador do IESP e Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Os principais temas de interesse são: Desigualdades Sociais, Estratificação Educacional, Ciclos de Vida, Trabalho Infantil e Adolescente, Transição para a Vida Adulta, e Usos do Tempo.

(21) 2266-8364

montalvao@iesp.uerj.br

Nelson do Valle Silva

Nelson do Valle Silva |

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Sociologia – University of Michigan – Ann Arbor (1978). Atualmente é professor visitante do IESP/UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação Social e Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade social, relações raciais, estratificação social, desigualdades sociais e estratificação educacional.

(21) 2266-8360

nsilva@iesp.uerj.br

Carlos Antonio Costa Ribeiro

Carlos Antonio Costa Ribeiro |

Professor e pesquisador do IESP – UERJ, instituição que dá continuidade a tradição de pesquisas do IUPERJ. Carlos é Ph.D. em sociologia pela Columbia University. Foi pesquisador convidado do Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences (CASBS) da Stanford University. Seu principal tema de pesquisa são os determinantes da desigualdade de oportunidades econômicas ao longo dos ciclos de vida e entre gerações. Neste sentido estudou temas como mobilidade social intergeracional, desigualdade de oportunidades educacionais, classes sociais, desigualdades raciais, mercados de casamento, transições para a vida adulta, criminalidade e justiça. Recentemente publicou dois livros: “Estrutura de Classes e Mobilidade Social no Brasil” (2007), e “Desigualdade de Oportunidades no Brasil” (2009).

(21) 2266-8349

carloscr@iesp.uerj.br