Pesquisadores Associados

Eduardo Faerstein

Eduardo Faerstein |

Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1976). Possui mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da mesma universidade (1987), e doutorado em Epidemiologia (PhD) na Johns Hopkins University, EUA (1995). É Professor Associado do Departamento de Epidemiologia do IMS-UERJ, que chefiou em 3 biênios (1988-1990; 1995-97; 2013-15). Integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Saúde Coletiva/IMS - Capes nível 7, e o PPG em Alimentação, Nutrição e Saúde/INU da UERJ. Foi Professor Visitante (pós-doutorados) na Universidade de Michigan, EUA (Center for Social Epidemiology & Population Health, 2001-2), e na Universidade da California-Berkeley, EUA (School of Public Health, 2009-10), e docente do Joint Medical Program da UC Berkeley/San Francisco em 2011 e 2012. Coordenou a Área de Saúde do Programa de Iniciação Científica da UERJ (2009-10). Exerceu 4 mandatos bienais nos colegiados superiores da UERJ: Conselho Universitário (2003-6) e Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (2007-10). Foi Editor Associado do American Journal of Epidemiology (2006-2015); é Editor Associado da Revista Brasileira de Epidemiologia desde 2015. Pesquisador CNPq 1-B e Cientista de Nosso Estado - Faperj, coordena a Rede de Pesquisa Pró-Saúde: Determinantes Sociais da Saúde, e o Estudo Pró-Saúde, investigação longitudinal iniciada em 1999 no RJ. É vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) no triênio 2015-18, e vice-presidente da Alianza de Asociaciones de Salud Publica de las Americas. Desde sua criação em 2013, é coordenador-geral do Centro Rio de Saúde Global. Tem atuado principalmente nas seguintes áreas: determinantes sociais da saúde, epidemiologia do curso de vida, doenças crônicas não transmissíveis do adulto, saúde da mulher e métodos epidemiológicos

efaerstein@gmail.com

Nathalie Reis Itaboraí

Nathalie Reis Itaboraí |

Doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ. Pesquisa sobre Sociologia das Famílias e desigualdades sociais, com ênfase em relações de gênero e classe. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no IESP sobre dinâmicas familiares e suas implicações para a distribuição de renda e bem-estar no Brasil, através de análise dos censos demográficos de 1960 a 2010. Coordenadora do GT População e Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) no biênio 2015-2016. Editora de Publicações na Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2010.

nathalie.reis@ufjf.edu.br

Flávio Alex de Oliveira Carvalhaes

Flávio Alex de Oliveira Carvalhaes |

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia - IESP-UERJ (2013). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação e Desigualdade Social, com interesse especial pelos seguintes temas: ciclo de vida, desigualdades sociais, disparidades sociais em saúde, raça, transições da escola para o trabalho e metodologia quantitativa.

flaviocarvalhaes@gmail.com

Maria Lígia de Oliveira Barbosa

Maria Lígia de Oliveira Barbosa |

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o LAPES (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior/UFRJ/CNPq: http://www.lapesbr.net/). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais, ensino superior; políticas públicas e profissões. Vice-Presidente para América Latina do RC04 - Sociology of Education - da ISA (International Sociological Association) 2010-2014 e 2014-2018. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (2015-2017).

mligia@ifcs.ufrj.br

Arnaldo Lôpo Mont’Alvão

Arnaldo Lôpo Mont’Alvão |

Professor e pesquisador do IESP e Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Os principais temas de interesse são: Desigualdades Sociais, Estratificação Educacional, Ciclos de Vida, Trabalho Infantil e Adolescente, Transição para a Vida Adulta, e Usos do Tempo.

(21) 2266-8364

montalvao@iesp.uerj.br