Pesquisadores Assistentes

Os pesquisadores assistentes do CERES são alunos de mestrado e doutorado do IESP-UERJ envolvidos em pesquisas nas nossas temáticas de interesse.

Filipe de Oliveira Peixoto

Filipe de Oliveira Peixoto |

Graduado do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi aprovado no "Programa Jovens Talentos para a Ciência" do Governo Federal em 2013. Em novembro/2014 ganhou bolsa de iniciação científica da FAPERJ, dentro de projeto realizado pelo núcleo NIED/IFCS. Atualmente, cursa mestrado de Sociologia no IESP-UERJ, sendo bolsista CNPq.

filipe.virt@gmail.com

Natalia Leão Siqueira

Natalia Leão Siqueira |

Natalia Leão é doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É pesquisadora do GEMAA - Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (http://gemaa.iesp.uerj.br/). Membro do corpo editorial da Cadernos de Estudos Sociais e Políticos. Foi tutora do curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social da Fundação CECIERJ, Consórcio CEDERJ. Possui interesse na área de Sociologia, com ênfase nas abordagens sobre desigualdade e estratificação social, mercado de trabalho, saúde e sociedade, políticas públicas e metodologias quantitativas

leaosnatalia@gmail.com

Ana Paula Vasconcelos Gonçalves

Ana Paula Vasconcelos Gonçalves |

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestrado em Estudos Sociais e Pesquisas Sociais pela  Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2014). Atualmente é bolsista de doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estágio docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tutora à distância da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

anapaulavasconcelos@gmail.com

Anderson Paulino

Anderson Paulino |

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (2016), onde apresentou tese sobre as Reformas Educacionais e a Seletividade no acesso ao ensino superior nos anos 2000. Possui experiência na área da Estratificação Educacional, com ênfase na Educação Superior, atuando principalmente com os temas das políticas educacionais, desigualdades e relações raciais.

andersonsvpaulino@gmail.com

Juliana Marques

Juliana Marques |

Doutoranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). É Bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ (2010) e mestre em Sociologia e Antropologia (2014) pela mesma instituição. Integra desde 2010 o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), coordenado pela profª. Elisa Reis. Por dois anos, foi membro do corpo editorial da Habitus, revista de graduação da UFRJ (ISSN: 1809-7065). Seus interesses de pesquisa incluem estudos sobre elites, políticas sociais, desigualdades sociais e pobreza. Sua pesquisa de doutorado trata das percepções de elites sobre pobreza e desigualdade e procura responder como seus interesses, normas e valores parecem afetar, historicamente, o papel da política na coletivização de recursos socialmente valorizados.

marques.jln@iesp.uerj.br

Washington Santana de Jesus

Washington Santana de Jesus |

Doutorando em Sociologia (IESP/UERJ), Mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA-2012), Bacharel em Antropologia (UFBA), Licenciado em Ciências Sociais (UFBA), possui interesses nas seguintes áreas: Desigualdade Social, Estratificação, Mobilidade Social, Identidade, Escravidão, Imigração, Memória, Patrimônio, Museus Digitais, etnomedicinas, Subalternidade, Poder, Relações Étnicas e Raciais. Sua tese analisa a estrutura de classes e mobilidade social em um São Francisco do Conde-Bahia

wjesus@iesp.uerj.br

Weverthon Machado

Weverthon Machado |

Doutorando e mestre em Sociologia pelo IESP-UERJ, graduado em Ciências Sociais pela UENF. Tem experiência na área de Estratificação Social. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre tendências na formação e estrutura das famílias e seus impactos nas desigualdades. Entre suas áreas de interesse, incluem-se: família, seletividade marital, transmissão intergeracional das desigualdades, análise de classes e status.

weverthon@iesp.uerj.br

Vinícius Pinheiro Israel

Vinícius Pinheiro Israel |

Professor do Departamento de Métodos Estatísticos IM/UFRJ, doutor em Estatística pela UFRJ e doutorando em Sociologia pelo IESP-UERJ. Pesquisa em áreas multidisciplinares do conhecimento: Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Estatística: processos de difusão, estimação bayesiana, equações diferenciais estocásticas, probabilidade, mercado de opções, método de elementos finitos e inequações variacionais; Ciências Sociais: justiça, cidadania, liberdade e igualdade, distribuição de capacidades, renda e riqueza e aplicações de modelos estatísticos em dados sobre violência, criminalidade e punição.

vinicius.israel@uniriotec.br